Dicas


Controle Doméstico de Pragas


Cochonilhas (fig. 01)

Como Ataca:

Sugam continuamente a seiva, provocando manchas, definhamento e até a morte das plantas.

Controle Caseiro:

Se houver baixa incidência: lave as partes afetadas com água e sabçao.
Se houver alta incidência: corte 15g de sabão em pedaços, dissolva em 60ml de água quente. Adicione 15ml de óleo mineral leve, aos poucos, até obter uma mistura homogênea. Na hora da aplicação, dissolva em 3 litros de água e pulverize as plantas atacadas.


Pulgões (fig. 02)

Como Ataca:

Alimentam-se da seiva, provocando o amarelecimento, enrugamento e definhamento da planta atacada. Expelem líquidos açucarads, estimulando o crescimento de um fungo negro com aparência de fuligem.

Controle Caseiro:

Coloque 100g de fumo de corda em 700ml de água, deixando em infusão por 24h. Coe e coloque mais 700ml de água. À parte, dissolva 1kg de sabão de pedra em 2,5 litros de água quente. Deixe esfriar e coloque mais 2 litros.


Lesmas e Caracóis (fig. 03)

Como Ataca:

Alimentam-se à noite e após as chuvas. Aparecem frutos de borda lisa em folhagens, nos caules e nas pétalas. Ambos cavam galerias em caules subterrâneos, bulbos e tubérculos.

Controle Caseiro:

1. Enterre um copo descartável no solo, com a boca para cima, ao entardecer. Deposite um pouco de cerveja dentro do copo. Os insetos cairão dentro do recipiente. No dia seguide faça a catação. Repetir o procedimento até que a infestação diminua.
2. Corte chuchu ou cenoura em pequenas fatias. Passe sal por cima e distribua as fatias nos canteiros atacados. O sal irá desidratá-los.


Lagartas (fig. 04)

Como Ataca:

Atacam mastigando folhas, caules macios e flores.

Controle Caseiro:

Quando houver baixa incidência: faça uma catação manual devidamente equipado com luvas grossas para evitar queimaduras.
Quando houver alta incidência: corte 100g de cebolinha verde e misture 1 litro de água, deixando-o preparado para curtir por 7 dias. Pulverize, usando 1 litro da mistura para cada 3 litros de água.


Besouros (fig. 05)

Como Ataca:

Alimentam-se de folhas, fazendo furos. Verões quentes e secos são favoráveis a essa .

Controle Caseiro:

Corte pedaços de cenoura ou batata. Espete cada pedaço em palitos de madeira e enterre os pedaços entre as plantas atacadas. Quando as armadilhas estiverem infestadas de larvas, retire-as e jogue-as fora.


Brocas (fig. 06)

Como Ataca:

As borcas adultas devoram as bordas das folhas. Suas larvas atacam raíze, principalmente de plantas em vazos. Cavam galerias e dovoram raízes e tubernáculos.

Controle Caseiro:

Bata no liquidificador 2 litros de água para cada dente de alho. Pulverize as plantas atacadas.


Formigas Cortadeiras (fig. 07)

Como Ataca:

Mastigam e recortam as folhas das plantas. Levando-as para dentro do forigueiro a fim de alimentar-se do fungo contido dentro dela.

Controle Caseiro:

1. Em vasos: coloque fita isolante, com o lado da cola para fora, em volta do vaso. Quando subire, as formigas ficarão presas na cola.
2. No formigueiro: jogue cal virgem, nos "olheiros" do formigueiro e coloque água em seguida.